Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38332

Compartilhe esta página

Título: Fatores de transcrição WRKY : modulação da expressão e interações moleculares sob estresse em feijão-caupi (Vigna unguiculata)
Autor(es): MATOS, Mitalle Karen da Silva
Palavras-chave: Genética vegetal; Bioinformática; Desidratação radicular
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MATOS, Mitalle Karen da Silva. Fatores de transcrição WRKY: modulação da expressão e interações moleculares sob estresse em feijão-caupi (Vigna unguiculata). 2019. Tese (Doutorado em Genética) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A seca é um dos fatores ambientais de maior impacto sobre a produtividade agrícola, podendo reduzir ou até mesmo inviabilizar o processo fotossintético. Neste cenário, o feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] figura como uma das leguminosas mais tolerantes, porém ainda sofre com regimes de secas ocorrentes. Dentre os mecanismos de resposta vegetal, destaca-se a modulação da regulação gênica mediada pelos fatores de transcrição (Transcription Factors -TFs) associados a várias vias envolvidas na obtenção da tolerância da planta. Assim, buscamos identificar e caracterizar os TFs WRKY, uma das maiores famílias de TFs em plantas, no genoma do feijão-caupi e avaliar seu perfil transcricional (RNA-Seq e qPCR) sob desidratação radicular em genótipos contrastantes. Também selecionamos genes de referência adequados para as análises de expressão gênica via qPCR. Ferramentas bioinformáticas permitiram a caracterização de 92 genes VuWRKY, revelando a estrutura organizacional e evolutiva da família WRKY na espécie. Os dados transcricionais obtidos no banco CpGC (Cowpea Genome Consortium) permitiram associar 97 isoformas a 55 genes VuWRKY, revelando sequências promissoras para validação experimental da resposta. Para uma análise mais precisa e confiável da expressão gênica, selecionamos genes de referência para a desidratação radicular (e estresse salino), para serem utilizados na qPCR. Os resultados confirmaram o padrão de resposta dos VuWRKY, indicando um universo de 22 alvos induzidos sob desidratação radicular. Em conjunto, nossos dados fornecem potenciais candidatos para estudos biotecnológicos futuros visando à tolerância ao estresse hídrico no feijão-caupi e espécies próximas.
Descrição: ISEPPON, Ana Maria Benko​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​BENKO-ISEPPON, Ana Maria
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38332
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Genética

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mitalle Karen da Silva Matos.pdf7,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons